Qual o valor de um serviço de caça vazamento?

Descubra como saber o valor de um serviço de caça vazamento. O custo dele vai depender do tamanho do dano na encanação do local, e quanto tempo levará para fazer o seu conserto. Em serviço, as empresas cobram pela visita, e fazem o trabalho de localização do vazamento.

Após encontrarem o problema, fazem um laudo informado a causa do vazamento, e quanto vai custar consertá-lo. Cabe ao cliente aceitar ou não.

Caso aceite o serviço, o valor da visita será incorporado ao valor do conserto, sendo, portanto, abonado.

Quanto custa consertar uma infiltração?

Uma infiltrações pode ter diversas causas, como lajes mal impermeabilizadas, vigas e fundações rasas, vazamentos em tubulações e telhas quebradas. A primeira coisa a fazer é identificar qual a causa e resolvê-la.

O que fazer caso a infiltração esteja sendo causada por vazamentos nas tubulações? É preciso fazer o conserto da rede hidráulica como um todo. Já para rachaduras nas paredes e teto, é necessário trocar o reboco, embolsar, aplicar um impermeabilizante, e só depois aplicar nova pintura.

Em caso de infiltrações com muros e paredes de divisas entre vizinhos, a solução é conversar com o proprietário do outro imóvel para chegar a uma solução amigável.

Como consertar vazamento de cano de água?

Para consertar vazamento de cano de água, é necessário, primeiramente, encontrar onde está acontecendo o problema. Após ser localizado o problema, é preciso analisar o que está provocando o vazamento. Uma pequena rachadura, por exemplo, pode ser reparada sem que seja necessária a troca do cano. Pra isso, um simples kit de reparo resolve, sendo este vendido em casas de material de construção.

Contudo, se o problema for mais grave, com a necessidade de trocar o cano, alguns procedimentos são necessários. Mas, a depender do tamanho do cano e da pressão da água, pode ser até mesmo uma tarefa simples. Basta cortar a parte do cano que está com defeito, pegando outra maior para fazer a troca. Use luvas de correr e lubrificantes, encaixando as luvas no espaço do cano novo. Escorregue as luvas para fazer a junção.

Em seguida, é preciso testar para constatar se a luva não vai romper com a pressão. Por fim, é só fazer o acabamento do cano, e o trabalho estará terminado. Caso o problema seja tão grave que não dê pra consertar de imediato, é aconselhável chamar um encanador ou um profissional que trabalhe numa empresa de caça vazamentos

Como parar um vazamento de água no imóvel?

Parar um vazamento de água no imóvel, muitas vezes, é mais simples de que achar o problema. Caso o vazamento esteja, por exemplo, em uma torneira, basta fazer a manutenção dela, o que, muitas vezes, resume-se a trocar a borrachinha de vedação da mesma, desmontando a peça toda, retirando a parte gasta ou com defeito, e remontando tudo, colocando a peça nova.

Em vasos sanitários com caixa acoplada, um simples reajuste da válvula de escape pode acabar com o problema, enquanto que as válvulas do tipo hydra, é melhor que esse ajuste seja realizado por um encanador profissional. O mesmo vale para outros vazamentos, como em chuveiros e outras partes do imóvel.

Em caso de cano rachado, furado ou estourado, o recomendável é fazer o conserto imediatamente, desligando o registro de água, e fazendo o reparo do cano através de um kit, ou por meio da troca completa da peça. Quanto mais rápido se parar um vazamento de água no imóvel, menos prejuízo será.

Quais fatores influenciam no valor de um serviço de caça vazamento?

Para saber exatamente quanto precisará ser gasto no conserto do seu problema hidráulico, especialmente se tiver infiltração envolvida, alguns fatores devem ser levados em consideração, como o tipo de vazamento, e a localização dele. Entre os principais e mais comuns estão as infiltrações em tetos, garagem, fachadas e paredes internas.

Existe também a questão de processos adicionais, já que boa parte dos imóveis é feita de alvenaria, o que inclui quebrar azulejos a paredes para proceder com o conserto ou troca de toda a tubulação do lugar.

Há também a questão do tempo de execução da obra, que pode durar algumas horas ou até mesmo dias. Os reparos em telhados, por exemplo, tendem a ser mais rápidos, pois, em geral, eles consistem basicamente na troca das telhas e/ou limpeza das calhas. Fora ainda o fato de que a localização do imóvel e os tipos de materiais que o cliente deseja fazer uso também influenciam.

O que fazer quando a água da pia vaza por baixo?

Um dos locais onde mais ocorrem vazamentos é na pia, seja da cozinha, seja do banheiro. Existe uma massa de encanamento entre a bacia do filtro e a pia, e geralmente os vazamentos embaixo dela são decorrentes do desgaste dessa massa. O que fazer caso encontrar vazamento nesse local?

O ideal é comprar uma massa nova em lojas de material de construção. Em seguida, é só retirar a porca que segura a bacia do filtro, embaixo da pia. Retire toda a massa que estiver velha que ainda se encontra entre a bacia e a pia.

Aplique um pouco da massa nova em torno da abertura da base da pia, recolocando a porca anteriormente tirada. Abra a torneira e veja se o vazamento ainda permanece.

O que é bom para vedar canos de água com vazamento?

Quando uma pequena parte da encanação estiver com vazamento, ou você pode chamar um profissional especializado para fazer o conserto, ou você mesmo pode fazer os reparos. Nesse caso, se o estrago não for muito grande, ao invés de ter que trocar alguma peça, você pode vedar a parte danificada.

Uma das maneiras de fazer isso é usando massa epóxi em canos de PVC (lembre-se: se os canos forem de metal, o mais aconselhável é comprar outros, ou simplesmente trocá-los por PVC). O material necessário para fazer esse reparo é pano ou toalha de papel, lixa e um kit de vedação tendo massa epóxi nele.

Para vedar o cano, você vai desligar o registro, secar bem o local, e lixar bem em volta da parte danificada do cano. Depois você vai umedecer as mãos, e separar os componentes da massa para vedar o cano em duas partes, onde uma vai ser guardada. A outra será colocada na vedação. Assim, aprenda a solucionar vazamentos simples como este.

O que fazer para tirar vazamento de calha?

Outra parte de um imóvel que pode dar trabalho quanto à questão dos vazamentos é a calha. Tanto o tempo, quanto as condições climáticas podem fazer com que a calha se danifique, e acaba vazando quando chove. Isso acontece também porque o acúmulo de ferrugem pode correr calhas de aço ao longo dos anos.

Para fazer o conserto correto delas, é preciso ver a situação de todas, e identificar se algumas precisarão ser substituídas por completo. Depois, limpe todos os detritos com uma espátula e remova a ferrugem com escova de aço.

A vedação pode ser facilitada com o uso desses kits que são vendidos em lojas de material de construção, e que tenha massa epóxi. A secagem se dá em até 2 horas, e é bom lembrar que é preciso trabalhar em segurança, preferencialmente, usando luvas e capacetes.

Como fazer para o Sifão parar de vazar?

Outra parte que é muito comum acontecer vazamento é no sifão, especialmente daqueles feitos de plástico. Neste caso, basta comprar um novo nas casas de construção, e substituí-lo você mesmo.

Contudo, para garantir a sua durabilidade, é sempre bom fazer a manutenção dele, entre outras coisas, não deixar que ele entupa por conta do acúmulo de resíduos, e sempre verificar se o encaixe nas vedações está firme.

Lembrando que o sifão metálico costuma ter uma vida útil bem maior, caso sejam feitas todas as manutenções adequadas de tempos em tempos.

Como tratar infiltrações em paredes por capilaridade?

É um tipo de infiltração que acontece geralmente por problemas na impermeabilização, onde a umidade entra pelos poros da argamassa e do concreto, infiltrando-se pela capilaridade dos materiais.

Com o passar do tempo, esses materiais sofrem dilatação, quebrando e deslocando os revestimentos. A formação de eflorescências na base da parede é outro sinal desse problema de infiltração.

Então, saiba como reparar infiltrações desse tipo: a melhor forma de tratar esse problema é aplicar impermeabilização por pressão negativa, além do uso de aditivos do tipo impermeabilizantes rígidos, tanto no concreto, quanto na argamassa.

Como parar de pingar a torneira?

Antes de tentar consertar uma torneira que está pingando, é necessário saber se ela usa ou não “borrachinha”. Existem alguns modelos atuais que usam outro tipo de sistema (torneiras de “1/4 de volta”, aquelas que, para abrir, é necessário apenas um toque, e são isentas de “borrachinha”).

Para fazer o reparo da torneira com “pinga-pinga”, você deve primeiramente fechar o registro. Verifique em seguida o engate flexível, que é aquela mangueirinha branca. Desenrosque o engate, e com a ajuda de uma chave de fenda e de um alicate desmonte o vedante.

Solte com as mãos o pino protetor, e desenrosque a parte branca. Depois de retirar o eixo, veja se não fique nada dentro da torneira. Troque então o vedante velho por um novo. Pronto. É só remontar a torneira.

Como consertar um cano de cobre furado?

Identificar e consertar tubulações de plástico e de PVC é mais simples do que aquelas feitas de cobre. Ainda assim, é possível achar o problema, visto que boa parte dessa encanação é exposta, então, dá pra fazer um teste rápido se há vazamento ali com água e sabão. Onde tiver borbulhas é local do vazamento.

Saiba como consertar vazamento desse tipo, então. Um dos métodos é usar solda quente, pelo qual você irá cortar a área com vazamento e um novo pedaço de cano que será colocado no lugar. Ambos os canos, ou o cano e a luva deverão ser esquentados até ficarem vermelhos, e faça o encaixe, deixando esfriar.

Há também a possibilidade de usar solda fria, lixando o cano e as luvas, ou articulações, passando a cola onde haverá o contato com o cobre. O produto se tornará rígido onde não existe ar, secando apenas onde o cano está em contato com outro.

Qual a melhor cola para cano?

O tipo de cola dependerá do material da tubulação. Existe, por exemplo, a cola epóxi, que tem uma textura grossa e é bastante resistente à água, sendo ideal para reparos em metais e plásticos, mas, ela é pouco recomendada para superfícies que sejam muito flexíveis por ficar rígida após a secagem.

Já para tubos PVC, há uma cola especial, usada bastante em todos os tipos de tubulações com esse material. Ela é feita para colar o tipo exato desse plástico, sendo bastante prática em vários sentidos.

Também existe o silicone, que é resistente à água e a temperaturas muito elevadas ou muito baixas, tendo como vantagem se manter flexível após a secagem.

Vale a pena fazer consertos em época de chuva?

Na verdade, não. Em época onde o clima está instável demais, com chuvas constantes, o ideal é não fazer nada, e esperar que o tempo melhore para realizar o conserto de qualquer dano no imóvel com qualidade, e principalmente segurança.

Por exemplo, caso as telhas estejam quebradas, você pode cobrir o telhado com lonas, enquanto a chuva passa. O mesmo vale para infiltrações, especialmente no teto, onde você pode esperar o tempo melhorar para passar titã ou massa impermeabilizante na laje.

E quando se tratar de um vazamento, seja interno, seja externo, também é preferível esperar o tempo amenizar, principalmente se você precisar quebrar uma parte do piso, teto ou paredes, já que irá precisar rebocar e quem sabe até trocar peças de azulejo (algo que

pode ser bem melhor consertado com sol e tempo seco).

Para consertar vazamentos, é necessário desligar toda a rede de água?

Não é preciso necessariamente fechar todos os registros de água para fazer determinados consertos hidráulicos, apesar de que boa parte realmente necessita que isso seja feito. Isso vai depender bastante de onde está o vazamento e se o local do conserto possui ou não registros próprios, que precisarão ser fechados para evitar a vazão de água.

Agora, se não for esse o caso, realmente feche o registro geral do imóvel, pois, o local, especialmente a encanação, precisa estar seco caso haja a necessidade, por exemplo, de usar cola e outros materiais.

Além disso, evita que você se molhe demais, e acaba inundando a casa, por exemplo. Esse, inclusive, é o primeiro passo antes de partir para qualquer conserto hidráulico.

Quando é o momento certo de fazer a manutenção de uma rede hidráulica?

Os encanamentos de um imóvel precisam passar por uma manutenção periódica, já que, além do desgaste do tempo, materiais que não são de boa qualidade podem comprometer a estrutura em longo prazo. Algumas partes precisam ser vistas a cada 6 meses, como a estrutura da caixa d’água, enquanto outras partes do imóvel, a cada 2 anos, pelos menos.

O ideal é fazer a contratação de uma empresa especializada para a realização de uma vistoria completa a cada 3 ou 5 anos. É recomendado também evitar soluções caseiras que podem danificar a tubulação, como soda cáustica, bicarbonato e até alguns produtos químicos vendidos em mercados.

O bom mesmo é verificar se há a necessidade de troca de peças ou se um desentupimento de canos, o que pode ser feito por você, ou, a depender do tamanho do problema, por profissionais na área.

Como consertar chuveiros pingando?

Saiba como consertar vazamento de água em chuveiros. Além de ser mais fácil de detectar por ser mais visível, o pinga-pinga de um chuveiro também é bem simples de resolver. Inicialmente, você vai precisar de uma chave de fenda, uma chave de boca, um pano seco e um mecanismo de vedação.

Caso o chuveiro seja elétrico, desligue a energia junto com o registro de água do local. Retire o parafuso e remova a peça de acabamento do chuveiro. Com a ajuda de um pano seque a água que se encontra por dentro da encanação pra facilitar o conserto.

Retire a haste e a parca, e remova a parte que fica acoplada na parede. Verifique se o anel de borracha está desgastado, e em caso positivo, substitua-o. Veja também se a rosca de registro está danificada, e caso esteja, troque toda a peça, já que, assim, como o anel de borracha, ela também pode se deteriorar por tempo de uso.

O que fazer quando um cano estourar?

É comum que em obras ou reformas um cano qualquer estoure, provocando um vazamento repentino e muito grande. A melhor forma de fazer o conserto é identificar imediatamente o local do problema e desligar o registro geral.

Em seguida, seque o local do vazamento o mais rápido que puder, e vede o vazamento com massa epóxi (em caso do cano ser PVC), ou, a depender da gravidade da situação, troque completamente a peça avariada.

Só lembrando também que, em alguns casos, o vazamento não pode ser consertado de imediato, mas, sendo um problema simples, é possível fazer o conserto tranquilamente.

Como tirar vazamento da cuba da pia da cozinha?

Caso seja possível vedar o vazamento da cuba da pia, o melhor material é o silicone, em especial o neutro ou o acético. Pra fazer o conserto, você, primeiramente, precisa remover materiais antigos da superfície para que ela fique limpa e seca. Para retirar silicones antigos, um estilete pode ser bem útil.

Já para o acabamento, o ideal é a utilização de fitas adesivas nas laterais das juntas, pois, facilitam a retirada das sobras de silicones nesses locais. Em seguida, é cortara ponta do tubo de silicone, tendo a espessura já desejada. O aplicador deve ficar num ângulo de 45°, devendo o silicone ser colocado de maneira uniforme e constante.

Faça o acabamento imediatamente, usando luvas de látex para pressionar suavemente o vínculo entre a pia e a superfície que recebeu a aplicação do produto. Após a aplicação, mantenha o bico protetor no cartucho de silicone, observando também o prazo de reutilização dele (que, geralmente, são duas semanas).

Vale a pena contratar seguro contra vazamentos?

Em alguns condomínios, é oferecido aos moradores um seguro contra danos causados por vazamento de água em equipamentos de áreas comuns, como, por exemplo, aqueles provenientes do rompimento acidental de colunas, das caixas d’água ou mesmo dos demais encanamentos do condomínio.

Nesse tipo de seguro, a média paga ao condômino é de 0,5% a 0,9% o valor da cobertura. E só lembrando também que os prejuízos causados por vazamentos de ramais individuais, ou por falta de manutenção dos mesmos não estão cobertos pelas apólices dos condomínios.

Dessa forma, você consegue ter uma garantia a mais de que, se aparecer algum vazamento do qual o condomínio seja responsável, o problema será sanado com mais rapidez.

Quando há vazamento entre vizinhos, quem paga?

Pra responder isso, é preciso saber que num prédio existem duas redes de encanamento: uma que é vertical e outra que é horizontal. A vertical é aquela que conduz água e esgoto entre os andares e a rua. Já que é de uso comum, um vazamento aí é de responsabilidade do condomínio.

Já a rede horizontal é feita de outras ramificações feitas nas unidades, como canos que interligam chuveiros, torneiras e pias. O conserto de vazamento, neste caso, é de responsabilidade do proprietário ou inquilino do apartamento.

No entanto, quando ocorre um vazamento na rede horizontal, é necessário saber sua origem, pois, pode ser do seu apartamento, ou do apartamento do vizinho. E o responsável pelo conserto é justamente o dono ou inquilino do local de origem do problema.

Em imóveis alugados, quem paga pelo conserto de vazamentos?

No caso de vazamentos em apartamento, cuja origem é em decorrência de agentes internos, a responsabilidade pelo conserto do local é do proprietário do lugar. Mesmo se o imóvel for alugado, o proprietário é quem paga, a não ser que fique provado que quem causou o dano foi o inquilino.

Em se tratando de uma casa, vale o mesmo procedimento, ou seja, é preciso consertar vazamento de água no local através do próprio bolso.

Contudo, também é importante destacar que o inquilino passa a ser responsável também caso haja o agravamento do dano na instalação hidráulica, seja por falta de comunicação do problema, seja por negligência do mesmo.

De que maneira prevenir infiltrações?

Como as infiltrações aparecem sempre de maneira silenciosa, em alguns casos, não tem como se prevenir do surgimento desse problema. Nesses casos, é esperar os sinais surgirem para começar a consertar o problema na origem.

Porém, existem algumas medidas que podem ajudar, como, por exemplo, verificar periodicamente torneiras e sifões nos banheiros e cozinhas, fazendo o mesmo com rejuntes de áreas constantemente molhadas. Encontrando partes de rejuntes quebradas, o recomendado é proceder com o conserto rapidamente.

Além disso, é importante destacar que os boxes de banheiro são os únicos lugares da casa previamente impermeabilizados. Por essa razão, não é correto fazer a limpeza dessa parte simplesmente jogando água, pois esta pode se infiltrar nas menores brechas. O correto é passar um pano molhada para a faxina do local.

O que fazer quando vaza água da unidade externa de um ar condicionado?

A partir do momento em que a função de “ar frio” de um ar condicionado é utilizada, a umidade que se encontra no ar será condensada, gerando uma boa quantidade de gotas de água, que terão que ser expelidas por algum lugar.

Por isso que a água que se acumulou irá escorrer pelo tubo de drenagem diretamente para o ralo. Contudo, em algumas ocasiões, esse tubo pode estar mal encaixado, ou mesmo ter se soltado ou furado pela ação do tempo.

Caso isso ocorra, é preciso consertar vazamento de água trocando a peça, ou em caso do problema do pinga-pinga ser no ar condicionado do vizinho, informá-lo a respeito dessa questão o quanto antes.

O que é bom pra tirar umidade de parede?

Após consertar o que está causando umidade em uma determinada parede (geralmente, vazamentos) você pode retirar aquela mancha indesejada da parede de diversas formas. Uma delas é usar cloro e água sanitária, produtos ideais para limpar parede úmida.

Em seguida, e continuando a reparação dessa parede, você vai fazer uma raspagem com lixa para tirar a tinta que descascou. Lave com água e sabão, e depois aplique impermeabilizante, e depois, massa corrida.

Por fim, é pintar a parede, a parte úmida terá desaparecido. Lembrando que o ideal é que a tinta utilizada seja anti mofo e bolor, para prevenir ainda mais de futuros problemas.

Qual o melhor rejunte para pia de cozinha?

Geralmente, pias de cozinha se dão melhor com rejunte de silicone, mas, existem outros tipos que também são recomendados. Basta olhar as embalagens dos produtos, e ver suas principais indicações. Até mesmo porque é preciso escolher um rejunte que se dê bem com a cor da pia, especialmente se a bancada for escura.

Pra fazer um reparo de vazamento desse tipo é só retirar o rejunte antigo com um alicate ou estilete, só tomando cuidado para evitar arranhões na bancada do local.

Só ressaltando também que para consertos maiores, o mais indicado é usar máquinas especiais para rejuntes. Contudo, para trabalhos pequenos, uma simples bisnaga resolve o problema com facilidade.

Como consertar vazamento em esgoto?

Assim que você perceber qualquer tipo de sinal de que o esgoto do seu imóvel esteja vazando, como mau cheiro e pisos infiltrados e com umidade, você deve chamar uma empresa desentupidora para sanar o problema. Os técnicos dela verificarão se existe algum vazamento por desgaste de material, ou se o problema é só de entupimento.

A empresa, então, fará a limpeza completa da tubulação, deixando o espaço livre para o conserto, só que de outra empresa, que neste caso será de caça vazamentos, caso o problema seja de danos estruturais no local.

Como se trata de um local de difícil acesso, não é recomendado fazer esse tipo de trabalho sozinho, ainda mais que você pode não encontrar o problema com facilidade, visto que um vazamento pode estar sendo ocasionado por uma rachadura que não seja fácil localizar.

Como reclamar de vazamento de esgoto do vizinho?

Da mesma forma que ocorre quando se trata de um vazamento interno, é preciso que você converse com seu vizinho, tentando solucionar esse problema de maneira amigável. Caso não consiga, você pode fazer uma notificação por escrito endereçada a ele, detalhando as causas do vazamento e seus riscos para com o seu imóvel.

Se mesmo assim, ainda não conseguir solucionar o problema, o mais recomendável é procurar o órgão competente da prefeitura que regula essa questão do abastecimento de água e da manutenção da rede de esgotos.

Para fazer essa notificação perante esses órgãos, você deverá ter documentos com dados pessoais, a planta da casa e dos encanamentos, além de imagens do vazamento de esgoto do vizinho. Será, então, feita uma sessão de reconciliação, e caso não haja acordo, o juiz é quem decidirá a responsabilidade pelo conserto do referido problema.

Ligeirinho reparos hidráulicos

Se você precisa consertar rapidamente qualquer vazamento de água, especialmente, aqueles mais complicados e que estejam gerando irregularidades na fatura, pode chamar os técnicos da Ligeirinho, que atendemos todos os dias e horários possíveis.

Como nossos técnicos e encanadores usam equipamentos como Geofone, a detecção da avaria é mais precisa, e por consequência, o conserto fica mais barato e definitivo.

Portanto, assim que perceber possíveis sinais de avarias, como manchas de umidade, goteiras e poças de água em dias secos, contrate-nos.

FAQ: reparo de vazamentos de água

  • Vale a pena fazer reparos em época de chuva?

    Não, porque além do material usado não secar como deveria, cobrindo a avaria, há também a questão da segurança.
    Se o problema estiver no telhado, por exemplo, um paliativo é usar lona para cobrir a parte avariada enquanto a chuva passa.
    O mesmo vale para problemas de infiltrações, pois, é necessário que o tempo esteja quente e seco para passar impermeabilizante e tinta nos locais afetados.
    Vazamentos internos também precisam de dias de sol para a realização do seu conserto, visto que será necessário rebocar a parte mexida.

  • Para consertos hidráulicos, precisa desligar toda a água?

    Em boa parte dos casos, não há necessidade de fechar todos os registros do local.
    Vai depender do tipo de avaria e da sua localização, especialmente, se o lugar avariado possui registros próprios ou não.
    Em casos onde seja necessário que a parte com a avaria esteja seca para ser soldada ou colada, então, é preciso fechar todos os registros, retirando o excesso de água em seguida.

  • Quando um conserto de caça vazamentos é indicado?

    Um serviço de caça vazamentos (seja para detecção, seja para conserto) é indicado de tempos em tempos, nem que seja para garantir a manutenção da rede hidráulica.
    Se aparecerem sinais de vazamentos, como manchas nos revestimentos, mofo nas paredes, bolhas na pintura e piso ou paredes ocas, então, a contratação desse serviço tem que ser antecipada.

  • Em imóveis alugados, quem paga o conserto de vazamentos?

    Nos vazamentos de apartamentos, cuja origem é por causa de agentes internos, a responsabilidade pelo conserto é do proprietário.
    Mesmo se o imóvel for alugado, o proprietário paga o reparo, a não ser que fique provado que quem causou o dano foi o inquilino.
    Em se tratando de uma casa, é o mesmo procedimento.
    Contudo, o inquilino passa a ser responsável caso haja o agravamento do dano na instalação hidráulica por falta de comunicação do problema ou por negligência do mesmo.

  • Quando há vazamento entre vizinhos, quem paga o conserto?

    Em qualquer prédio existem duas redes de encanamento: uma vertical e outra horizontal. A vertical conduz água e esgoto entre os andares e a rua. Sendo de uso comum, um vazamento aí é de responsabilidade do condomínio.
    Já a rede horizontal é feita de outras ramificações feitas nas unidades, como canos que interligam chuveiros, torneiras e pias, e o conserto de vazamentos, neste caso, é feita pelo proprietário ou inquilino do apartamento.
    ontudo, quando ocorre um vazamento na rede horizontal, é necessário saber sua origem, pois, pode vim do próprio apartamento, ou do vizinho. Para saber a origem da avaria, a recomendação é contratar uma empresa de caça vazamentos.